As diferenças e semelhanças entre camping urbano e camping na montanha

P1110912

Camping na Serra dos Orgãos

É importante saber distinguir as semelhanças e diferenças entre esses dois tipos de campings, pois daí é mais fácil saber o que levar e o que esperar da experiência.

Eu e o Rafa já acampamos em São Tomé das Letras, ficamos em camping urbano, e tendo em vista que tínhamos a possibilidade de usar o banheiro, tomar banho, tinha uma cerca/muro protegendo o camping, mercados por perto, etc, a experiência foi bem confortável.

Também já acampamos em camping na montanha, conforme contamos aqui, na experiência da travessia de Petrópolis – Teresópolis, e neste caso, as possibilidades eram mais escassas, mas a experiência jamais pode ser considerada inferior a do camping urbano.

Vamos lá, um dos principais pontos a serem considerados quando você decidir acampar é : respeito pela natureza, esteja você em camping urbano ou na montanha, é importante ter consigo o respeito à fauna e à flora, não jogar lixo no chão, enterrar suas necessidades e ser muito cuidadoso com a forma que você vai interagir com a natureza, tenha sempre uma atitude de respeito sublime, se você não for capaz de fazer isso, não é digno de acampar.

Se você vai para camping urbano, tem maior conforto, montará sua barraca em local fechado, e muitas vezes até coberto, já os montanhistas, escaladores ou trilheiros, não acampam sempre em lugares confortáveis, pois na jornada é possível passar por um local plano em uma floresta e terem que acampar em um local muito alto, irregular e com vento na montanha, somente pelo fato de que desta forma é possível ficar mais próximo do cume.

Muitas vezes em camping urbano têm cozinha comunitária, onde você pode preparar suas refeições de forma mais confortável, já quando estiver acampando em montanha/floresta, não terá essa comodidade, possivelmente terá que levar seu kit fogareiro e comidas de fácil preparo. Isto também entra em foco na hora de lavar sua louça ou roupa.

Tanto em camping urbano quanto nos da montanha, é importante que levem sacos para o lixo, mesmo que no camping urbano costume ter lixeiras, não conte com a sorte, e lembre-se, preserve a natureza.

Em ambos os campings podem existir animais por perto, e saiba que eles costumam furar plásticos, mochilas e até mesmo as barracas em busca de comida, tenha cuidado com isso, guarde bem seus alimentos e os restos dele.

É importante ressaltar que camping urbano também pode ser considerado montar uma barraca em alguma avenida ou calçada, como se fosse um nomadismo moderno onde prevalece a ideia de ocupar, porém, nestes casos você não paga pelo direito a um espaço para montar sua barraca, também existe camping em floresta que você não paga para montar sua barraca, mas, todas vezes em que eu e o Rafa acampamos, tanto na montanha quanto na cidade, pagamos pelo espaço, principalmente por acreditarmos ser muito mais seguro, mas é bom deixar claro que existem essas duas possibilidades.

Agora, sobre o que levar para cada um desses campings, é bom saber, no urbano você terá mais comodidade, principalmente se houver cozinha comunitária. Quando fomos acampar em São Tomé, levamos nossa barraca, colchão inflável, cobertor, toalhas para banho, papel higiênico, garrafinhas de água, escova, pasta de dentes, protetor solar, repelente para insetos e lona para a barraca. Não nos preocupamos em levar comida, até mesmo porquê acabamos comendo em restaurante quase todas as vezes, a comida que sobrava, quando era possível, pedíamos que embrulhassem para viagem e comíamos de noite na barraca, levamos alguns snacks, mas poucos.

Já quando fomos acampar na Serra dos Órgãos, a lista de coisas para levar foi bem maior,  embora eles às vezes tenham cozinha comunitárias nos abrigos, ela geralmente é bem pequena e disputada. Em campings mais isolados e com poucas opções, aconselhamos que levem barraca (quando não houver possibilidade de alugar), saco de dormir, lona, isolante térmico, protetor solar, repelente para insetos, fogareiros, pederneira, kit para cozinhar, comidas de fácil preparo, shakes, chás, snacks, garrafa, purificador de água, conjunto de talheres, cadeado com senha,  garrafa térmica, toalhas para banho, papel higiênico, pasta e escova de dente, kit primeiros socorros e remédios.

Essas são algumas das semelhanças e diferenças entre esses dois campings, espero que tenhamos ajudado-os a diferenciar e esclarecer o que é preciso levar ao fazer sua escolha. Qualquer outra dúvida, podem entrar em contato com a gente pelos comentários ou e-mail.

DSC_2401

São Tomé das Letras

 

 

Deixe uma resposta