Dez dias pelo Sul do Brasil

Dez dias de carro pelo Sul do Brasil

Olá pessoal, eu e o Rafa decidimos criar um blog para dividir com vocês nossa vida à dois, desde viagens até posts sobre receitinhas. Neste primeiro post vamos resumir para vocês como foram nossos dez dias viajando de carro pelo Sul do Brasil, passando por praias e lugares incríveis, os próximos posts serão detalhados por dia, já que passamos por diversos lugares. Começamos a viagem saindo de São Bernardo do Campo no ABC Paulista rumo à Blumenau em Santa Catarina, o intuito era que os dois primeiros dias da viagem fossem em Bombinhas – SC, quando o Rafa planejou a viagem ele até tentou achar Camping para que pudéssemos acampar por lá, já que gostamos tanto, mas infelizmente não tinha mais vagas nos dias que podíamos, ai acabamos ficando em Blumenau que fica a 102 km de Bombinhas.

1º dia

Em Blumenau fomos apenas no Parque Vila Germânica onde acontece em Outubro a famosa Oktoberfest, um festival de tradições germânicas. Lá vimos algumas lojinhas que vendem lembrancinhas e acabamos comendo por lá mesmo na choperia Alemão Batata. Pedimos uma porção de frios coloniais que incluía queijos, chouriço, ovo de codorna, azeitona, linguiças, dentre outras coisas. Confesso que achei muito exótico para o meu gosto, acabei comendo apenas o queijinho, o Rafa experimentou tudo.

Ponte Ferrea

No dia seguinte acordamos bem cedo para ir até Bombinhas, pois íamos passar o dia todo lá, e de tarde/noite voltar para Blumenau.

Vista para Bombinhas

Bombinhas é um lugar incrível com praias de águas clarinhas onde pode-se ver e nadar junto dos peixinhos. Para entrar em Bombinhas é necessário pagar uma taxa de preservação ambiental, como forma de compensar estragos provocados pelo excesso de visitantes, para carros de passeio a taxa é de R$24,00. Vale ressaltar também, que é difícil achar vaga na rua para estacionar o carro, porém, existem vários estacionamentos, inclusive com banheiros e chuveiros que cobram entre R$10,00 a R$ 30,00.

Bombinhas

Em Bombinhas passamos pela praia da Lagoinha que é bem pequena e sem ondas, como fomos cedo, tivemos o privilegio de encontrar um lugarzinho na sombra para estender nossa esteira. A praia da Logoinha é pequena, mas ela acaba ficando cheia devido à atração dos peixinhos na água. Em seguida fomos até a praia do Retiro dos Padres que não era muito longe de onde estávamos, fomos andando, e como esperado, uma praia linda.

Voltamos para pernoitar em Blumenau e no dia seguinte, logo cedo, seguimos viagem até Torres – RS, cerca de 405 km de Blumenau.

Torres

Amanhecer

Em Torres, no mesmo dia que chegamos, fomos ver o pôr do sol na praia da Guarita, um dos balneários que compõem os 23 quilômetros de orla marítima de Torres, um lugar maravilhoso, em outro post teremos muito pra falar sobre Torres e seu mirante de pedras que dá vista para um vasto oceano.

Torres Torres

Torres

No dia seguinte seguimos viagem para Palhoça-SC, cerca de 256 km de Torres, ficamos dois dias lá, no primeiro dia visitamos a praia da Pinheira, uma praia deserta e muito linda, no dia seguinte fomos até a Guarda do Embaú, e tenho que confessar que em questão de água azul, esta ganhou nosso coração. Para ter acesso às praia da Guarda do Embaú é necessário atravessar o Rio Madre, existem barqueiros que fazem a travessia dos turistas cobrando uma taxa de R$3,00, porém, quem sabe nadar bem pode atravessar sem problemas. Faremos um próximo post contando sobre as maravilhas da Guarda do Embaú e suas trilhas.

Após dois dias em Palhoça, rumamos para Florianópolis, que estava apenas à 18 km de distância. Eu e o Rafa estávamos com muita expectativa sobre Floripa por ser um destino turístico tão comentado, à princípio nosso plano era visitar a ilha Campeche, porém, acabamos repensando e fazendo duas trilhas que nos levaram à praias muito legais e que não cobravam taxas para entrar. No primeiro dia fizemos a trilha para a Praia do Gravatá, uma das mais lindas que conhecemos nessa viagem, e no segundo dia fizemos trilha para a praia do Saquinho.

No nono dia de viagem fomos até Pontal do Sul – PR, 290 km de distância de Florianópolis, ao chegarmos lá deixamos o carro em um estacionamento para pernoitar e em seguida compramos passagem de barco para a Ilha do Mel, outro pedaço de paraíso na Terra. Passei meu aniversário em uma ilha maravilhosa, fizemos trilha até a Gruta das Encantadas e conhecemos algumas praias, uma delas, a famosa Praia do Farol. Eu sempre quis conhecer uma praia que tivesse um Farol, então realizei um sonho, inclusive acordamos de madrugada no dia seguinte para ver o nascer do sol na Praia de Fora, e para minha alegria, vi o farol em funcionamento e um dos nasceres de sol mais lindos da minha vida.

Ilha do Mel

Gruta das Encantadas

Praia de Fora com Vista para o Farol

No último dia de viagem fomos da Ilha do Mel até Curitiba -PR, mais ou menos 120 km de distância, optamos por fazer a rota pela Estrada da Graciosa PR-410, uma estrada pertencente ao governo do Paraná que utiliza a antiga rota dos tropeiros em direção ao litoral do Estado, gente, essa estrada é muito fofa, vale muito à pena conhecer.

Parque Tanguá

Sobre Curitiba, eu e o Rafa adoramos. No dia que chegamos estava um sol maravilhoso, como estávamos muito cansados acabamos ficando no Hotel aproveitando a hidro e a piscina, de noite saímos para comer em um restaurante maravilhoso com temática alemã de época indicado por um amigo, mais pra frente comentaremos sobre isso.

No dia seguinte acordamos cedo e estava chovendo muito, mesmo assim saímos para turistar e conseguimos conhecer a Ópera de Arame e o Parque Tanguá. Infelizmente o Jardim Botânico, cartão postal de Curitiba, não conseguimos visitar, passamos de carro na frente apenas, pois a chuva estava muito forte, impossível de sair do carro. De qualquer forma, como gostamos muito de Curitiba, fica para uma próxima visita.

Este é um resumão da nossa viagem mais recente para inaugurar o BLOG, os próximos posts serão mais detalhados e cheios de fotos, também servirão para tirar dúvidas daqueles que querem fazer um roteiro como o nosso. Garantimos que vale muito à pena, será uma experiência inesquecível. Aproveitem que o dólar está alto e descubram lugares maravilhosos que temos no Brasil.

11 comments

1. Juliana diz:

Adorei as dicas. To indo p la daqui uma semana. Mas estou viajando sozinha, só fico preocupada de fazer as trilhas sozinha. Vc sabe dizer se montam grupos?

• Mika Ephemeron
      Mika Ephemeron diz:

Oi Ju tudo bem?? Que bom que gostou das dicas, e que elas te ajudaram! Então, fica tranquila, fazer as trilhas sozinha não vai ser problema, até mesmo porque elas são bem fáceis, você pergunta pro pessoal lá e eles te explicam tudo certinho (foi o que fizemos com a trilha pra praia do Gravatá), sobre grupos, certeza que tem, nas vezes que fizemos as trilhas, encontramos grupos com guia no caminho, você encontrará várias empresas que fornecem esse tipo de facilidade, na minha opinião, as trilhas são fáceis, mas como você vai sozinha, pode ser bacana ir com guia,dai já aproveita e conhece uma galera bacana. Como não fiz guiada, eu não tenho empresa pra indicar, mas sei que lá você encontrará várias. Espero ter ajudado e volte sempre. Beijo! :*