Guia para Mochileiros Iniciantes

Esse post é para você que pretende iniciar uma vida de mochileiro(a) e não sabe por onde começar. Aliás… até sabe que precisa começar marcando uma viagem muito dahora, mas ai começam a surgir as duvidas do que levar, etc…

Por este motivo decidimos fazer este guia bem simples e bacana pra vocês 🙂

Antes de ler as dicas, aconselho que leiam: 10 motivos para colocar a mochila nas costas e viajar
  • Mochileiro gasta muito?

Essa é a principal dúvida de quem quer iniciar na vida de mochileiro, e o que temos a dizer é: DEPENDE! Não é porque você decidiu fazer um mochilão, que esta será a viagem mais barata da sua vida, afinal, depende da quantidade de locais que você irá passar, se vai de ônibus, avião ou carro, se ficará em Hostel ou Hotel (sim, mochileiros ficam em hotel também :mrgreen: ), se vai comer todo dia em restaurante ou levará lanches, etc… Mas se podemos te dar uma dica é: Quando mais você economiza, mais você viaja. E isso vale para economia ao longo do ano e não apenas enquanto está viajando, por exemplo, deixar de comer em restaurante e começar a levar marmita, não comprar coisas que você não precisa, etc…

  • Orçamento para a viagem

Aproveitando o tópico acima, é importante falar sobre o orçamento para uma viagem, pois se você está iniciando agora, talvez fique um pouco perdido quanto a quantidade necessária  de dinheiro. Nós fazemos assim, compramos passagem e fechamos hotéis/hostels muito antes da viagem, e ao mesmo tempo já fazemos uma média de quanto gastaremos por dia com alimentação e passeios, dai quando chega a viagem a gente já pagou a maior parte e o restante já temos o dinheiro para bancar. Raramente usamos cartão de crédito, e para economizar mais ainda a gente come bastante lanche e quando vai em restaurante opta pelos baratos e que aceitam VR/Tickets, etc…

  • Roteiro

Se você decidiu fazer um mochilão pra Europa, não precisa conhecer os 46 países de uma vez só. Brincadeiras à parte, quanto menos destinos você coloca, mais você vai conseguir aproveitar cada um deles, mas tem que levar em consideração os dias que você terá para viajar e fazer um roteiro do que fará em cada dia e em cada país ou local que você passar, daí fica mais fácil de saber quanto dias será necessário para cada local. Faça muita pesquisa antes de fechar estadia e passagens.

  • Bagagem

Menos sempre é mais. Nada de ficar levando milhares de coisas pra carregar de um lado para o outro, pois ao contrário do que você imagina, o peso nas costas incomoda muito mais do que a falta de uma roupa ou sapato diferente para cada dia. Lembre-se: leve apenas o que você tem certeza absoluta que vai precisar, e não se esqueça que provavelmente você vai querer trazer coisas da viagem, o que vai aumentando cada vez mais o peso da sua bagagem. O que sempre fazemos antes de uma viagem, é uma lista das coisas que vamos precisar, dai não levamos nem de mais, nem de menos.

  • Documentos

Esteja com todos seus documentos em dia e na validade, e guarde eles muito bem em lugar seguro. Ah, e não esqueçam de tirar cópias de todos os documentos (vale ter copias digitalizadas em email e/ou HD virtual), pois “acidentes” acontecem…

  • Viajar sozinho ou em grupo?

Ai vai da sua preferência, mas saiba que viajar em grupo barateia a viagem. Óbvio que existem prós e contras, então é bom analisar tudo antes de decidir.

Mais sobre este assunto: 10 motivos para não viajar sozinho
  • Sem frescuras

Por fim, nossa última dica é: Não tenha frescuras, afinal, em uma viagem muitas vezes acontecem situações desconfortáveis que você, em um primeiro momento, não saberá como lidar, pois você está saindo da sua zona de conforto. O importante é sempre estar aberto a comidas novas, culturas novas, ambientes novos e aprendizagem. Tendo tudo isso, sua vida como mochileiro será completamente gratificante, pois o que fica são as experiências.

Deixe uma resposta